Auxílio-doença INSS: o que é e como solicitar?

Atualizado: 24 de fev.

O auxílio-doença INSS auxilia as pessoas que estão temporariamente incapacitadas de realizar as suas atividades, entretanto, para requerer, é necessário algumas questões importantes! Por este motivo não deixe de continuar a leitura para conhecer informações importantes sobre o que é e como funciona o auxílio-doença INSS.


O auxílio-doença INSS é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Ele é um benefício previdenciário que é pago aos trabalhadores que temporariamente estão incapacitados de realizar as suas atividades. Ou seja, o auxílio-doença INSS é pago para as pessoas que ficam incapacitadas para o trabalho ou ainda atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos em decorrência de doença ou no caso de acidente. Saiba como funciona o auxílio-doença INSS.


Como funciona o auxílio-doença INSS?

Para requerer o auxílio-doença INSS o trabalhador deve cumprir a regra a cima e deve comprovar a incapacidade para o trabalho através do exame realizado pela perícia médica do INSS. Após esse processo entra as carências, que são o número mínimo exigido de contribuições com a finalidade de que o empregado mereça o recebimento do benefício previdenciário, sendo ele de 12 contribuições mensais. E por fim, o pagamento do auxílio-doença INSS para o empregado a partir do 16º dia de afastamento das atividades.


Quando o benefício do auxílio-doença INSS deixa de ser pago?

Quando o segurado recupera a sua capacidade para a realização do trabalho; quando o segurado volta ao trabalho voluntariamente; quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez ou quando o segurado solicita e tem a concordância da perícia médica do INSS. Não deixe de conferir que tem o direito ao auxílio-doença INSS.


Quem tem direito ao auxílio-doença INSS?

Para querer o direito ao auxílio-doença INSS é necessário cumprir três requisitos são eles: incapacidade para o trabalho ou atividade habitual, cumprimento de carência e ter qualidade de segurado. Esses requisitos são necessários no momento em que será gerado o benefício, isto é na data de início da incapacidade. Conheça agora quais são os documentos para requer o benefício.


Quais os documentos para requerer o auxílio-doença INSS?

Para querer o auxílio-doença INSS é necessários os seguintes documentos:

• Documento de identificação com foto e o número do CPF;

• Documentos médicos como: atestados, exames, relatórios, laudos, entre outros, para serem analisados no dia da perícia médica do INSS (não é obrigatório);

• É necessário também a carteira de trabalho com o número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP); e ou carnês de contribuição e outros documentos que comprovem o pagamento ao INSS;

• Para o empregado é necessário a declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado;

• Já para o segurado especial (trabalhador rural, lavrador, pescador) é necessário os documentos que comprovem esta situação.


Se você está em dúvidas em relação ao benefício indenizatório, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez saiba que o benefício indenizatório não pode ser confundido com eles, visto que eles são concedidos em casos em que há a incapacidade permanente.


Ainda com dúvidas? saiba que podemos auxiliar você nesse processo.


Entre em contato pelo telefone (81) 3721-9693 (fixo)

ou (81) 9.9122.0690 (whatsApp).

9 visualizações0 comentário